Quando pensamos em viajar para outros países, de modo geral, logo cogitamos os destinos do continente europeu e nos esquecemos de que muito perto de nós existem países com uma cultura diferente da nossa e com possibilidades de estabelecer uma profunda conexão com nós mesmos. Este é o caso do Peru. O país, além de nos trazer experiências inesquecíveis e de nos proporcionar enorme crescimento cultural, ainda nos faz vivenciar um universo que não é distante do nosso e conhecer mais sobre a América Latina, da qual fazemos parte. Precisa de mais motivos para viajar para o Peru? Então, continue a leitura!

Desvendar os mistérios de Machu Picchu

Conhecida como a cidade perdida, Machu Picchu, que significa “Velho Pico”, só foi descoberta em 1911, depois da colonização espanhola. É por isso, que muito da arquitetura do lugar está intocada. Tudo lá é feito de pedra — granito —, incluindo as casas, o que evita que sejam destruídas em casos de terremotos.

Não se sabe até hoje como as pedras com que foi construída a cidade foram levadas até lá, e nem mesmo o real motivo pelo qual foi abandonada pelos incas. Os historiadores acreditam que, por ser considerada uma cidade sagrada, os incas optaram por abandoná-la, antes da chegada dos espanhóis, destruindo todas as trilhas que pudessem levá-los até ela.

A cidade funcionava para os incas como um centro de estudos. Foi lá que criaram calendários, dividindo o tempo em meses e anos e desenvolveram técnicas de proteção contra terremotos. Ah, e sabe por que a cidade era toda feita de granito? Porque acredita-se que a pedra possui grande energia, então a ideia era canalizar essa energia para as pessoas que viveriam na região. Demais, não?

Explorar as famosas linhas de Nazca

Na cidade de Nazca, é possível sobrevoar as misteriosas linhas de Nazca que são patrimônio cultural da UNESCO. As linhas de Nazca são desenhos enormes mais fáceis de serem vistos de cima. Não há uma clara explicação sobre esses desenhos, mas há sempre quem possa confirmar a presença de extraterrestres no local.

Conhecer os principais pontos turísticos de Cuzco

Por conta da altitude de 3400 m, é recomendável chegar a Cuzco e descansar um pouco, antes de sair passeando pela cidade. Cuzco foi a primeira capital do império inca e, como se pode imaginar, andar por suas ruas é respirar história.

Entre seus pontos turísticos mais importantes, há a Plaza de Armas e a Catedral de Cuzco. Há, também, o Qorikancha (Templo do Sol), assim como o Templo Espiritual Q’enko — no qual, antigamente, aconteciam sacrifícios — e o Tambomachay, que é um templo dedicado às águas.

Descobrir as belezas do Lago Titicaca

O Lago Titicaca, um dos pontos turísticos mais conhecidos do Peru, depois do Machu Picchu, se localiza na cidade de Puno, na qual os barcos saem em direção aos Uros. É possível ir até lá, “pegar carona” nos barcos e passear pelo Titicaca, que é belíssimo, assemelhando-se mais com um rio do que com um lago.

Saborear a surpreendente gastronomia peruana

Assim como no Brasil, a gastronomia do Peru é bastante diversificada. No país, há muitos tipos de solos, como o que tem influência da Floresta Amazônica, assim como o dos Andes, dos climas desérticos e da proximidade com o nível do mar, sem contar a mestiçagem proveniente da mistura com espanhóis, italianos, chineses, japoneses e africanos.

Um dos pratos mais famosos é o ceviche, que carrega influência da culinária japonesa. Mas, também há o anticucho de coração e a carapulcra, com influência africana. Não perca os talharins verdes e vermelhos, que remetem à gastronomia italiana.

Aproveitar para fazer turismo social

Já pensou em fazer turismo social? Pois bem, o Peru oferece diversas opções de trabalho voluntário, que você pode aproveitar para fazer na sua viagem. Existem tanto ONGs para o trabalho social (ensinar crianças carentes, por exemplo) quanto para o trabalho ambiental (preservar a fauna e flora local). Basta procurar qual atende mais o seu perfil e se aventurar. Com certeza, tornará a sua viagem ainda mais inesquecível.

Se interessou pela possibilidade de viajar para o Peru? Se quiser mais informações sobre o país, escreva aqui nos comentários.


Comente no Facebook!

comentários