Se você deseja viajar para viver uma experiência diferente, explorar a sua fé e ter um contato maior com o seu “eu” interior saber o que é peregrinação é fundamental. Por essa razão, preparamos um guia com o que você precisa saber a respeito para se tornar um peregrino. Confira!

O que é peregrinação

A peregrinação é praticada desde os tempos mais remotos em quase todas as culturas e religiões do mundo. É o ato de realizar uma jornada individual ou em um grupo de pessoas até um destino considerado sagrado — seja ele uma cidade, um templo ou mesmo um trajeto.

Mas peregrinar não é apenas caminhar até um determinado lugar, é realizar essa missão por algo maior que o mova e o inspire a ser peregrino. É ter como objetivos encontrar sua essência e seus valores, buscar o sentido da existência e evoluir espiritualmente.

No lugar para o qual você se dirige pode ter ocorrido, do ponto de vista religioso e/ou histórico, uma manifestação sobrenatural, um milagre, a passagem de um ser superior ou um acontecimento importante de acordo com a sua crença.

Como planejar

Se você decidiu fazer uma peregrinação é importante avaliar se completará a jornada sozinho ou se fará parte de um grupo. Uma vez decidido isso, é hora de planejar o destino.

A escolha do local é muito importante pelo significado que ele representa para você. Afinal, é de suma importância que ele funcione como motivador e fonte de fé.

Alguns pontos também precisam ser vistos com antecedência como, por exemplo, qual a distância do percurso que você percorrerá, se você começará do início do trajeto ou de algum ponto a frente, o tipo de hospedagem além de um orçamento de custos para todas as despesas que você terá durante o período.

O que levar

No momento em que você entende o que é peregrinação, sabe que o foco do seu trajeto não é o turismo convencional, mas sim uma experiência de autoconhecimento e realização pessoal.

Por isso, evite carregar mais peso na mochila do que o necessário para a sua jornada. Foque, principalmente, em ter consigo protetor solar, capa para chuva, produtos de higiene, alimentos não-perecíveis, botas ou tênis confortáveis.

O cajado também pode ser bastante útil, pois ele se torna um aliado nas subidas e descidas de ladeiras e morros facilitando sua locomoção.

Grandes peregrinações

Anualmente são promovidas grandes peregrinações por fiéis, seja em determinada época do ano ou em festividades, a destinos religiosos em todo o planeta.  Alguns desses lugares já ficaram conhecidos como rotas da fé por atraírem tantas pessoas em busca de um maior contato com sua espiritualidade.

A Meca, na Arábia Saudita, é um desses locais. A região é considerada sagrada para a fé islâmica e parada obrigatória para todo muçulmano, que tem condições financeiras e físicas, ao menos uma vez na vida. Durante o Hajj (que significa “peregrinação” em árabe), centenas de milhares de pessoas passam por ela. É um ritual de desapego, arrependimento e reflexão.

Para os cristãos, o período da Páscoa costuma ser um incentivo para conhecerem Jerusalém e percorrer todos os cantos frequentados pelo Messias na Terra Santa.

O caminho de Santiago da Compostela, entre a Espanha e a França, é mais um trajeto que reúne milhares de pessoas que consideram a rota como um local de descobertas e fonte de inspiração e mudanças para as suas vidas. Nós contamos aqui no blog nossa experiência completa durante os 775 Km que percorremos até Santiago de Compostela.

Principais destinos religiosos

A devoção e a fé atraem diversas pessoas para peregrinar até inúmeros destinos religiosos ao redor do mundo. Fátima, em Portugal, é um deles. A cidade recebe muitos devotos — especialmente brasileiros — que vão até o santuário onde a Virgem teria aparecido para três pastorinhos.

A Basílica de São Pedro, no Vaticano, é outro ponto bastante frequentado por peregrinos que buscam um contato maior com a fé católica e estar na presença do Papa.

Varanasi, na Índia, é outro exemplo. Às margens do rio Ganges, inúmeros hindus realizam seu ritual na cidade sagrada com banhos e oferendas logo ao amanhecer do dia.

Agora que você já sabe o que é peregrinação, como se preparar e os principais destinos aproveite para embarcar nessa viagem de autodescoberta e autoconhecimento.

E não deixe de nos seguir em nossas redes sociais — FacebookInstagram e Twitter — para conferir outras dicas exclusivas sobre viagens!


Comente no Facebook!

comentários