Eu sou daquelas que começo a viajar antes do embarque. Adoro estudar sobre o local que irei conhecer. Leio livros sobre a história ou cultura do país, procuro dicas em blogs de viagem, etc.

Mas minha ida para Casablanca, a maior cidade de Marrocos, foi meio de sopetão e não tive tempo para pesquisar sobre o que iria encontrar por lá. Casablanca ficou eternizada por causa do lindo filme “Casablanca” de 1942, estrelado por Ingrid Bergman e Humphrey Bogart. Difícil achar quem nunca ouviu ao menos falar dela.

Eu tive uma agradável surpresa e o que mais me encantou foi um de seus cartões-postais: a Mesquita Hassan II.

Em frente às portas laterais da mesquita

Com uma parte erguida sobre as águas do Oceano Atlântico, a Mesquita Hassan II está entre as maiores do mundo. Foi uma obra do rei Hassan II, falecido em 1999 e pai do atual rei Mohammed VI. Ele decidiu construí-la sobre as águas por causa do verso do Alcorão que diz “o trono de Deus estava sobre as águas”.

Nesta foto aérea do Google é possível ver sua localização espetacular em uma plataforma sobre o oceano. Uma parte do piso da mesquita é feito de vidro para que durante a prece os fiéis possam ajoelhar-se sobre o mar. Porém esta parte da mesquita é para uso da realeza e não pode ser visitada.

Vista aérea da Mesquita Hassan IIA construção da Mesquita Hassan II durou 6 anos, de 1987 a 1993. Ela foi feita por 2.500 trabalhadores e 10.000 artesãos. O resultado é de um enorme esplendor e riqueza, um contraste com o resto da cidade de Casablanca.

A Mesquita Hassan II é uma obra prima da arquitetura árabe. É um lugar que abriga a tradição e a modernidade. Uma mistura de seus ricos detalhes com a tecnologia surpreendente empregada em sua construção.

Detalhes externos da mesquita

É um complexo religioso e cultural, com área total de 9 hectares (90.000 m²), sendo composta por uma sala de oração, uma sala de ablução (purificação), banhos, uma escola corânica (medersa), uma biblioteca e um museu.

Vista da Mesquita Hassan II com museu na frente

Museu no complexo da Mesquita Hassan II

A capacidade total da mesquita é de 105 mil seguidores, sendo 25 mil apenas na sala de oração, que possui 20.000 m², e os demais no pátio externo da mesquita.

A sala de orações é equipada com um teto móvel que é aberto em ocasiões especiais. Possuis dois andares. No térreo ficam os homens e ela é dividida em três naves simétricas, voltadas em direção à Meca, com capacidade de 20.000 pessoas. Nos dois mezaninos ficam as mulheres, que possuem uma entrada separada, com uma área de 3.500 m² e capacidade para 2500 pessoas cada.

Sala de orações: masculina e feminina
Seu minarete, o mais alto do mundo, tem 200 metros e lança feixes de raio laser. De seus alto falantes sai o dhan (chamado para oração).

Minarete de 200 metros de altura

No islamismo existem orações obrigatórias (Salat) que são praticadas cinco vezes ao dia. Essas cinco orações diárias contêm versículos do Alcorão que são recitados em árabe e são praticadas na alvorada, ao meio dia, no meio da tarde, ao crepúsculo e à noite. Assim, elas vão determinando o ritmo de todo o dia.

Animado para conhecer esta maravilhosa Mesquita? Encontre seu hotel em Casablanca no Booking.

A Sala de Ablução é o local onde os fiéis se purificam antes da oração. Nesta mesquita ela é constituída de 41 fontes. A purificação é realizada lavando-se as mãos, os antebraços, a boca, as narinas, a face; e passando água pelas orelhas, pela nuca, pelo cabelo e pelos pés.

Sala de ablução (purificação)

Duas belas casas de banho tradicionais ( hammans ) estão abertas para visitas. Esta é a principal delas:

Piscina principal do Hamman

A Mesquita Hassan II está aberta a todos os muçulmanos nos horários das orações e para serviços especiais de sexta-feira. Visitantes não muçulmanos podem entrar na mesquita em visitas guiadas, que ocorrem várias vezes ao dia em inglês.

Fiquei deslumbrada com a visita, todos os detalhes são muito delicados. Vale colocar na lista de viagens!!

Detalhes impressionantes

Mesquita Hassan II

Onde: Casablanca, Marrocos

  • Boulevard Sidi Mohammed Ben Abdallah
  • +212 (22) 48-2886

Quando: não muçulmanos só podem entrar com visita guiada

Todos os dias: 9hs

De sábado a quinta: 10hs, 11hs

Sexta: 14hs

De setembro a junho: horários extras às 14 e 15hs (com exceção do mês de Ramadan)

Quanto: 120 DH, pode comprar o ingresso na hora


Comente no Facebook!

comentários