Você tem o desejo de contribuir de alguma forma para com a vida das pessoas? Já pensou em fazer um trabalho voluntário?

Hoje em dia, felizmente, esse tipo de atividade tem ganhado cada vez mais espaço. São vários tipos de voluntariados existentes por aí; tem serviço para tudo quanto é área: educação, recreação, serviços braçais, assistência médica, além de muitos outros. Quem sente o desejo de contribuir encontra seu espaço nos mais diferentes locais.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre o assunto, continue a leitura e descubra a área que mais combina com você. Conheça agora 4 maneiras de participar:

1) Ensino ou educação

Esse trabalho é realizado, geralmente, nos locais onde há problemas de analfabetismo e restrito acesso às escolas. As pessoas atendidas são das mais diferentes faixas etárias, desde crianças e jovens até adultos, abrangendo várias etapas do ensino, como educação básica, instrução complementar e, até mesmo, ensino de idiomas.

A equipe de voluntários atua, também, no desenvolvimento social dos indivíduos de determinadas regiões, estimulando atividades esportivas e trabalhando na conscientização quanto aos problemas com uso de drogas.

2) Construção

Com o intuito de ajudar na reconstrução ou modernização de locais precários, com alto índice de pobreza ou que foram destruídos pela guerra, por exemplo, algumas pessoas assumem o voluntariado nesta área. Apesar de ser um serviço cansativo e que exige bastante dos colaboradores envolvidos, é uma tarefa muito prazerosa, já que estará ajudando famílias inteiras a terem uma moradia e, consequentemente, uma vida melhor.

Além de construções de casas, os voluntários ajudam na edificação de escolas, hospitais, instituições, etc.

Esta atividade costuma envolver muitas pessoas, que atuarão nas várias etapas das construções e reformas, criando-se assim um ambiente propício a novas amizades.

3) Profissionais liberais

Muitos dos serviços para voluntários podem ser realizados por pessoas com ou sem experiência, basta que tenham força de vontade e queiram ajudar. Porém alguns destes trabalhos exigem profissionais qualificados em determinadas áreas, como advogados, designers gráficos, engenheiros, professores e médicos.

Com esta atividade, o profissional tem a oportunidade ajudar e, além disso, ganha maior experiência na sua área de atuação e adquire crescimento para a vida.

4) Serviços sociais

​Esse é um dos tipos de voluntariado que mais atraem colaboradores, tanto pela necessidade que têm de ajuda, quanto pelo quão gratificante é o serviço.

Semelhante aos serviços prestados em asilos e hospitais, no orfanato, os voluntários têm a incumbência de oferecer basicamente carinho, atenção e alegria aos pequenos que por algum motivo estão vivendo longe de suas famílias de origem. Prestam auxílio com a lição de casa, com os cuidados básicos, com lazer, com jogos esportivos, com desenvolvimento cultural e muitas outras ações.

É bom reforçar que essas atividades não devem ser encaradas simplesmente como caridade, mas como ações que buscam por soluções em vários meios, como social, de educação, de transporte, ambiental, entre outros.

E aí, conseguiu identificar entre os tipos de voluntariados qual mais combina com você? Compartilhe em suas redes sociais e ajude a expandir as boas ações.


Comente no Facebook!

comentários