Viajar para roteiros cristãos não significa apenas renovar as energias por conta das preces e agradecimentos. Muitos locais sagrados trazem em sua essência um misticismo muito particular e experiências de autoconhecimento, meditação, fé, história, ou seja, um convite para uma renovação do sentido da vida. Para quem está interessado em embarcar em uma viagem dessas, escolhemos seis destinos sagrados muito visitados ao longo dos anos. Venha conosco!

Santiago de Compostela

Um dos principais centros de peregrinação de apaixonados por caminhadas — que se aventuram ao longo dos 900km do percurso que passa por vários países da Europa — é o Santuário de Compostela, situado a noroeste da Espanha. No local, um dos principais atrativos da catedral é a presença dos restos mortais do apóstolo Tiago, um dos 12 discípulos de Jesus Cristo.

Sendo uma experiência mística considerada como um divisor de águas na vida de muitos peregrinos, sejam cristãos ou não, o Caminho de Santiago tem períodos mais propícios, como de abril até junho e de setembro até outubro. São épocas em que o frio não é tão rigoroso, facilitando tanto a caminhada quanto o encontro de hospedagens abertas ao longo do percurso.

Para os que tem interesse em fazer o Caminho já relatamos aqui no blog como foi a nossa experiência dia a dia.

Santuário de Lourdes

Situada ao sul da França, a cidade se desenvolveu ao redor da gruta onde houve a aparição de Nossa Senhora de Lourdes, no século 19. Os cristãos acreditam que a santa apareceu por meio de visões da menina Bernadete Soubious, com 14 anos na época. Trata-se do segundo destino turístico mais visitado no país, ficando atrás apenas de Paris.

Cerca de 6 milhões de pessoas visitam o Santuário dedicado a Lourdes anualmente. Curas milagrosas são atribuídas à Nossa Senhora de Lourdes. Na cidade, há muitas opções de bons hotéis. Inúmeras escadarias marcam o cenário, mas a locomoção também acontece por meio de uma pequena ferrovia e um sistema de barcas pelas galerias de rochas.

Santuário de Fátima

A 127km de Lisboa, em Portugal, o Santuário de Fátima é um centro de peregrinação que completará 100 anos em 2017. A capelinha das aparições é o ponto mais visitado da região. Foi lá que três crianças observaram a presença da santa, no dia 13 de maio de 1917. Das seis aparições da Virgem Maria na cidade, cinco aconteceram neste local, segundo a fé cristã.

Construída em estilo neobarroco, o Santuário abriga ainda o túmulo das três crianças que tiveram a visão. Muitos fiéis se emocionam. Na Basílica da Santíssima Trindade, é possível assistir celebrações em um amplo espaço de 8.000 lugares.

Jerusalém

A Terra Santa é o oásis de peregrinação cristã no mundo. De Israel a partes da Jordânia, são muitos fatos que marcam as localidades por conta da passagem de Jesus Cristo nos seus últimos dias de vida.

Um dos pontos mais sagrados e admirados pelos fiéis é Jerusalém. Mais de 4 milhões de turistas passam pela cidade todos os anos. Com um cenário característico da história cristã, o muro das lamentações é apenas um dos inúmeros pontos de visitação.

Vaticano

A sede da Igreja Católica no mundo, em Roma, tem nas audiências papais grande participação dos fiéis. Muita gente faz de tudo para conseguir uma foto com o mais ilustre representante da religião. A Basílica de São Pedro tem como principal atrativo o túmulo do apóstolo Pedro.

Monumentos históricos e inúmeras obras de arte, de Michelangelo a Bernini, refletem o período renascentista, repleto de verdadeiras jóias arquitetônicas. O museu da Capela Sistina traz obras capazes de paralisar olhares.

Aparecida do Norte

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida fica no eixo Rio-São Paulo e é o maior centro de peregrinação mariana do Brasil. Foi na cidade que três pescadores encontraram a imagem da Virgem, que recebeu da princesa Isabel o título de Padroeira do Brasil.

Muito popular, o local recebe uma média de 12 milhões de devotos todos os anos, com picos do fim da quaresma até dezembro. O nicho com a imagem da santa é o ponto mais visitado. O Morro do Cruzeiro também merece destaque, com uma via sacra, o porto do Itaguaçu, onde a imagem foi encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul.

E aí, já sabe qual vai ser seu próximo destino? Então deixe seu comentário!


Comente no Facebook!

comentários