De Palas de Rei a Amenal: 51 Km (dividimos em duas etapas: Palas de Rei a Arzúa 28 Km e Arzúa a Amenal 23 Km)

A primeira etapa de nossa viagem está quase chegando ao fim. Faz um mês que estamos no Caminho de Santiago e essa rotina passou a fazer parte de nossas vidas: acordar cedo, andar durante 6 a 8 horas, ver pessoas diferentes, conhecer novos lugares, dormir cada noite em um povoado, desejar buen camino para cada peregrino que encontramos, mudar de paisagem todos os dias, e assim por diante. Mas está acabando e o sentimento gostoso de atingir um objetivo começa a tomar conta. Amanhã estaremos em Santiago de Compostela.

No 29° dia saímos de Palas de Rei um pouco antes da 7h da manhã. A previsão do tempo era animadora, com temperatura máxima de 27° C e céu nublado, ou seja, sem dificuldades para completarmos os 28 Km até Arzúa. Como saímos cedo, pegamos as trilhas um pouco mais vazias e, por isso, o percurso foi relativamente tranquilo, com exceção das subidas e descidas que faziam parte do roteiro.

Chegamos em Arzúa às 12:30h, com tempo de sobra para acharmos um lugar para dormir, tomarmos um banho e sairmos para almoçar e provar o famoso Queso de Arzúa. Por sinal, combinou bem com um bom vinho da uva Mencia, vale a pena experimentar!

No 30° dia a paisagem e o percurso continuaram parecidos, muitas árvores, trilhas dentro da mata, subidas e descidas tranquilas e pequenos trechos ao longo da rodovia. A mudança ficou por conta do clima. Para dar um pouco de emoção ao penúltimo dia, começou a chover e ventar. Mas não podia ser diferente, porque terminar sem pegar nem uma chuvinha?

Se fossemos seguir nosso guia (Camino Eroski) pararíamos em Pedrouzo, a 20 Km de Santiago, mas queríamos deixar menos para o último dia, para chegarmos cedo e descansados. Não sabíamos se teria algum lugar para dormir depois de Pedrouzo porém, no meio do nada, faltando 22 Km para Santiago, encontramos um “Centro de Informação Turística”, que não estava fechado para siesta e que nos providenciou uma reserva em um hotel em Amenal, a apenas 15 Km do destino final. Parecia milagre!

Agora é dormir pois daqui a poucos quilômetros chegaremos à tão esperada Catedral de Santiago. Vai ser muito bom chegar no objetivo, encontrar meus pais que não vejo há mais de um mês (e que estarão nos aguardando na Catedral) e começar a segunda fase da nossa viagem!


Comente no Facebook!

comentários