Viajar é uma das melhores formas de sair da rotina e relaxar a mente. Contudo, planejar um roteiro com destinos que não se prendam apenas a passeios turísticos, mas que também explorem a cultura, que permita o contato com a comunidade local e com a natureza, pode ser bem mais desafiador do que se imagina, especialmente se você não der a devida atenção à sua segurança na viagem.

Foi pensando nisso que reunimos algumas dicas essenciais para você embarcar com tranquilidade e evitar que percalços aconteçam durante suas férias. Vamos conferir?

1. Planeje com antecedência os detalhes do seu roteiro

Uma das melhores coisas para se fazer é planejar uma viagem. Além do prazer de programar suas férias, há outro benefício muito importante: evitar possíveis estresses e imprevistos. Por isso, ponha no papel quais serão seus destinos na viagem, estimativa de custos, hospedagem e transporte.

Também elabore um roteiro detalhado da sua viagem pensando na qualidade dos passeios que fará. Por exemplo, se você deseja se aprofundar sobre o meio ambiente local, será interessante visitar destinos com foco no ecoturismo. O mesmo se aplica se você busca uma viagem para se autoconhecer e evoluir espiritualmente.

2. Tenha cuidado com a sua segurança na viagem

Ao explorarmos novos lugares desconhecidos, devemos nos informar melhor a respeito da área que estamos visitando e quais são os caminhos mais seguros que podemos percorrer. Especialmente se carregamos bolsa ou mochila com dinheiro, documentos (como passaporte) e outros bens pessoais.

Isso porque no entusiasmo de ver e experimentar tudo, podemos abaixar a guarda quanto a nossa segurança e ter nossos pertences furtados ou mesmo esquecidos na mesa de uma lanchonete ou no corredor de um museu, por exemplo. Por isso, tenha atenção e cuidados redobrados, especialmente em locais com multidões, que facilitam a ação de batedores de carteira.

3. Converta o real em moeda estrangeira

Uma dúvida que sempre surge na hora de ir ao exterior é como levar dinheiro em viagens internacionais. Entre as opções mais comuns, está o uso de cartão de crédito e cartão de débito internacional pré-pago. Porém, nenhum dos dois oferece o melhor custo-benefício.

Devido ao IOF e um câmbio maior, a opção mais econômica ainda é converter o real em dólar, ou na moeda do país que você visitar, e levar o dinheiro consigo. Além disso, em viagens mais curtas, o dinheiro em espécie lhe ajuda a evitar gastos desenfreados caso estivesse utilizando cartões.

4. Invista em um seguro de viagens

Mesmo quando planejamos nossa viagem em detalhes, alguns contratempos podem acontecer. Você pode adoecer, se acidentar, perder um voo, etc. É aí que entra a importância de fazer um seguro-viagem para arcar com eventuais despesas médicas e fornecer a assistência que você possa precisar. Assim, você fica protegido durante sua permanência em seu destino e também em seu retorno ao Brasil.

Com as nossas dicas de segurança na viagem você poderá se preparar melhor na hora de produzir seus itinerários para conhecer novos lugares, ter novas experiências e descobrir coisas novas sem abrir mão de alguns cuidados essenciais para se proteger. Ah, e se você também tem outras sugestões para compartilhar com a gente, não esquece de deixar nos comentários!


Comente no Facebook!

comentários